sábado, 28 de julho de 2012

Criatura Sombria: O Morcego Vampiro


Obs: Antes de dar início ao texto de hoje gostaria de pedir aos meus leitores sinceras desculpas pela falta de posts nas últimas duas semanas. Ocorreu com uma amiga minha um terrível acidente e como estimo-a demasiadamente esta sobre meus constantes cuidados. Por isto não estou tendo muito tempo de escrever novos textos e manter o blog atualizado. Mas na medida do possível estarei dando prosseguimento ao blog com novas Histórias Assombradas a medida que tudo for voltando a normalidade. Desde então deixo já minha sincera gratidão pela paciencia de todos. Sem mais, deixo vocês com a matéria sombria da semana logo abaixo. Boa leitura a todos.

Hoje conheceremos uma espécie rara e curiosa. Conheceremos os famososos famosos morcegos vampiros. Eles se alimentam exclusivamente de aves e mamíferos e são os únicos a terem essa especialização.


O habitat destas criaturas é geralmente fendas, cavernas, árvores e construções. Vivem em grandes colônias que podem agregar 2 mil animais. Mais comumente, encontram-se cerca de 100 morcegos por colônia.

Estes pequenos e perigosos seres cultivam fortes vínculos entre si.Reconhecem-se pelo cheiro. Cuidam-se visando o bem da colonia. Inclusive quando o companheiro falha na avida procura noturna por alimento, este pode pode obter a ajuda porque estes animais não importam-se sobre dividir suas presas criando assim uma cadeia harmoniosa e bem estruturada. Mas nem por isto deixam de ser ageis e impiedosos de possuir voraz apetite por sangue. Quando há recusa de morcego em doar sangue, tal ato é intolerado pelos outros sugadores de forma violenta. 

Como outros morcegos, os "vampiros" vivem longas vidas e podem atingir 20 anos de idade. 

São seres terrivelmente ágeis no solo. Para alimentarem-se levam cerca de 20 minutos, Abordam a presa a partir do chão. Graças aos sensores térmicos no nariz localizam com facilidade a veia próxima da pele. Os dentes incisivos cortam rapido. Existe um ingrediente na saliva do morcego que evita a coagulação do sangue.a que reduz a probabilidade da vítima sentir alguma irritação com a mordida inicial.

Morcegos vampiros podem atacar seres humanos e em caso de mordida ou mesmo arranhão faça o seguinte:

* Lave o local com bastante água e sabão.
* Não mate nem jogue fora o animal
* Procure orientação médica na Unidade de Saúde mais próxima de sua casa imediatamente.
* Ligue para o Laboratório de Animais Peçonhentos de sua cidade.
* Isso é muito importante para você e para toda a comunidade, o morcego tem que ser examinado. 

Mas acima de tudo quero deixar bem claro que estes animais não atacam seres humanos com facilidade e que o fazem apenas para defenderem-se. Por isto não devemos hostiliza-los e como todos animais devem ser preservados porque fazem parte da cadeia alimentttar.Estas e outras criaturas estão em extinção e devem ser cuidadas e preservadas por nós humanos que temos o dever de cuidar das espécies de nosso planeta. 
A vida destas exóticas criaturas desperta nossa curiosidade e seus modos e hábitos não deixam de nos impressionar e admirar e não podem deixar de fazer parte do site como mais uma das inúmeras e surpreendentes Histórias Sombrias.



Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...