sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Reportagens Série Medo: Parte 1

Nesta série de reportagens que inicia-se hoje iremos explorar uma das emoções mais sombrias e obscuras da humanidade. O medo. Do que temos medo? Porque temos medo? O que nos leva ao medo. A ciencia investiga nos dias de hoje os motivos pelos quais nós seres humanos por vezes tornamo-nos reféns deste sentimento. Conheceremos nas matérias que seguirão-se varios tipos de medo, e o que eles representam como um todo para as pessoas que vivem com eles no cotidiano. Uma matéria sombria e assustadora que segue-se. Conheça a partir de agora os medos que adoentam e afligem a nossa humanidade nos dias de hoje.

Abissofobia:A abissofobia é um medo incomum que o indivíduo tem de abismos, de precipícios.

Para entender melhor o que é abissofobia, é necessário, primeiramente, que fique claro o conceito de fobia. A palavra fobia origina-se do grego e significa medo. Em casos clínicos, refere-se à aversão exagerada a certo tipo de situação, objeto, animal ou pessoa. Sob o ponto de vista clínico, no âmbito da psicopatologia, as fobias são parte das doenças de ansiedade e possuem como característica principal o fato de só serem manifestadas em situações particulares.

Por exemplo, ficar na beira de precipícios, abismos ou despenhadeiros pode ocasionar desespero e medo em qualquer pessoa. Porém, a abissofobia é caracterizada quando este medo foge ao controle do indivíduo, causando sintomas como em qualquer outro transtorno fóbico. As pessoas com este distúrbio podem demonstrar sintomas de confusão mental, tremores excessivos, palpitação, mal estar, sudorese excessiva, falta de ar, entre outros.

Assim como em qualquer fobia, o medo excessivo e mórbido tem origem no inconsciente da pessoa, funcionando com uma respostas a alguma trauma pelo qual tenha passado relacionado à queda ou qualquer situação de morte em abismos, despenhadeiros ou precipícios. Ao sentir a proximidade de algum destes locais, a pessoa com abissofobia manifesta um resposta direta ao medo, chegando a ficar o todo tempo em alerta quando o caso tem maior gravidade.

Considerado um transtorno fóbico raro, a abissofobia precisa ser diagnosticada com precisão, pois a maioria das pessoas demonstra medo de abismos, entre outros locais perigosos. Apenas os que apresentam os sintomas que remetem à fobia devem receber tratamento especial e acompanhamento individual. Depois de detectado, o problema deve ser tratado com rapidez, pois a abissofobia pode ter um efeito devastador sobre o sujeito, comprometendo sua qualidade de vida e a dos que convivem com ele.

Existem diversos tratamentos para a abissofobia. Um deles é a Psicologia da Energia, que é uma espécie de acupuntura emocional baseada em uma prática milenar. Outro recomendado é a Programação Neurolinguística, que estuda como o paciente cria uma realidade na qual está a todo o momento sentindo o perigo de cair em um precipício ou abismo. Já na Terapia Cognitiva, as mudanças comportamentais são incentivadas através de exercícios práticos. A ajuda de um psicólogo também é fundamental, pois este profissional ajudará o paciente a vencer e controlar o medo.

Entomofobia: A Entomofobia (também conhecida como insetofobia) é o medo anormal ou a aversão a insetos e artrópodes semelhantes, e até a vermes. Comumente, esta condição poderia mencionar-se como "o medo de insetos ou artrópodes". Esta condição causa um leve à reação emocional severa, uma forma de inquietude ou um ataque de pânico. É um determinado caso de fobias específicas, todas das quais têm escolhas semelhantes de tratamentos e basicamente as mesmas causas (diferenciando-se pela maior parte na fonte de fobia) .
Entre casos notáveis estão a apifobia (o medo de abelhas).

Estaurofobia: medo de cruz ou crucifixo


Isolofobia: é o medo mórbido da solidão, de estar sozinho, de ficar isolado e ou sem a presença de outras pessoas.



Ligirofobia:é uma fobia causada pelo medo irracional de ruídos muito altos ou que vêm de surpresa, como os provocados por disparos de armas de fogos ou explosões.



Acusticofobia:A acusticofobia é uma fobia na qual a pessoa sente medo de ruídos de alta intensidade. É o medo de ruídos de alta intensidade, como fogos de artifício e rojões de festas juninas. Muitas vezes , esse medo causa Transtornos a pessoas, e muitas vezes também causa
calafrios, suor intenso e tremedeira.

Você tem alguma destas fobias? Quer mais? Bem vamos a última fobia de hoje...

Pantofobia:  Definido em Psicologia como medo de todas as coisas, ou todos os medos e fobias em um só;
Pantofobia, em seu estado máximo, domina a mente humana de forma a matar o ser sem causas fisicas reais, ou seja, a Pantofobia induz ao suicídio biológico.

Existem mais dezenas de outras fobias sobre as quais falar. Na próxima reportagem você conhece um pouco mais sobre o medo e como ele é combatido pelos cientistas. Conheça mais sobre pessoas que tem medo de fogo(pironofobia), quadronofobia( com esta você irá surpreender-se) entre outras fobias. Tudo no Historias Assombradas. O seu blog de textos assustadores e curiosos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...