domingo, 22 de março de 2015

Logares Mal Assombrados: O Complexo de Catacumbas


Olá pessoal. O blog traz mais um lugar mal assombrados. A história de hoje é sobre o enormecomplexo de catacumbas no subterrâneo de Paris. Esse sistema de túneis conhecido por acumular milhares de ossos formando uma estrutura gigantesca, atrai inúmeros curiosos e é reconhecido por histórias tristes e lendas aterradoras. Estes túneis subterrâneos estendem-se por nada mais nada menos do que 400 km de extensão. A organização do ossuário que constituiu-se em 1785, encontra-se aberta ao público desde o século XIX, e tornou-se uma atração turística mundialmente conhecida atraindo inúmeras pessoas desde 1867.

Conheça A História Por Trás das Catacumbas


A história dos túneis de ossos humanos tem seu início no século XVIII, época em que as Igrejas de Paris possuíam seus próprios cemitérios. Entretanto, tais cemitérios encontravam-se superlotados de restos humanos de tal forma que já não mais ofereciam espaço. A algum tempo atrás, em 1780, o cemitério "des Saints- Innocents", fora fechado, graças a protestos dos parisenses, por estar oferecendo riscos a saúde devido a sua enorme quantidade de matéria em decomposição. A situação era tão caótica, inclusive, que os moradores das vizinhanças sofriam de contaminação. O Conselho de Estado, no dia 9 de Novembro de 1785, ao notar a situação aterrorizante e extremamente degradante em que a população se encontrava, decidiu por tomar providencias imediatas que eram necessárias. Entretanto até mesmo os novos cemitérios encontravam-se já superlotados de cadáveres. Foram imediatamente construídos novos cemitérios periféricos. Foram então utilizados os túneis abandonados pelas pedreiras para depositar a imensa quantidade de corpos em decomposição. Escolheu-se portanto o local adequado em meio ao enorme complexo de túneis e cavernas que corriam risco de desabamento no subsolo da cidade.
Antes que os túneis fossem abarrotados de ossos, as catacumbas foram abençoadas pela Igreja Católica, em 7 de Abril de 1786. Inicialmente, as ossadas foram jogadas aleatoriamente em meio ao complexo de cavernas. Em 1810, as ossaturas foram arrumadas de forma artística em meio aos corredores. Ossos longos como Tíbia e Fêmur foram colocados a frente de modo a formarem verdadeiras paredes de ossos. Os crânios foram acrescentados de modo a formarem desenhos geométricos. Por trás foram depositados os ossos menores ou irregulares.
No século XX os túneis de ossos foram utilizados por ativistas políticos, religiosos, aventureiros, e até usuários de drogas. Cada qual com o seu propósito utilizava-se da energia sinistra e claustrofóbica que o local inspira. Até os dias de hoje as catacumbas ainda são utilizadas para tais propósitos. As catacumbas também já foram utilizadas para passagens de cabos de tv por assinatura, telefônicos e internet. As pessoas que visitam o local só são autorizadas a encaminharem-se em meio aos túneis seguros mantendo-se afastadas pelos guias dos túneis perigosos. Calculam-se que o local mantenha
restos de mais de nove milhões de pessoas. As paredes estão cobertas por desenhos pintados desde o início do século XVIII. Em 1871 membros da Comuna mataram um grande número de monarquistas em uma das câmaras das Catacumbas.
Muitos dos visitantes que encaminham-se as catacumbas afirmam ter tido contatos com os espíritos daqueles que foram encerrados no local. As catacumbas são reconhecidas por diversas lendas urbanas e histórias de seitas e grupos que reuniam-se no local com intuito  de decidirem sobre assuntos da humanidade. Uma visita as catacumbas pode ser arriscada e cheia de surpresas.  Em 2007 foi lançado o filme Catacombs, (Catacumbas no Brasil) que explora o sentimento claustrofóbico aterrorizante do local em uma história de terror surpreendente.


As Catacumbas de Paris são conhecidas por histórias assustadoras. Repleto de ossaturas, o local constitui um portal para outro mundo onde aparições fantasmagóricas surgem para comunicar-se com os vivos. E você já sabe, histórias reais de fantasmas, monstros, extraterrestres, além de lendas urbanas, filmes de terror baseados em fatos reais, e uma vasta quantidade de arquivos ligados ao sobrenatural você encontra aqui, no Histórias Assombradas.

Fonte: Wikipedia- Endereço:http://pt.wikipedia.org/wiki/Catacumbas_de_Paris


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...